Projeto “IFSP – com ciência na escola”

O projeto “IFSP – com ciência na escola”, coordenado pelos professores Irineu dos Santos Yassuda, Adaiana Francisca Gomes da Silva, Camilla Gandine Gonçalves e Matheus Mascarenhas, do Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus São José dos Campos, e Míriam Kasumi Hwang Yassuda, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), é um projeto de feira de ciências e mostra científica para alunos de escolas públicas de São José dos Campos-SP, que ocorreu durante a SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2019. O projeto tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, e tem como objetivos difundir e popularizar a ciência e a tecnologia entre os estudantes e contribuir para maior conhecimento sobre as ciências exatas consideradas estratégicas, como matemática, física, química, astronomia, robótica e engenharias, por exemplo.
Sob orientação do professor André Papi Cardoso, 10 alunos da E.E. Maj. Av. José Mariotto Ferreira apresentaram seus trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do ano de 2019. Quatro deles foram premiados:
1º Lugar na categoria Ensino Fundamental Masculino – João Pedro de O. Barbosa – Captador de Movimento – CNC caseira.
1º Lugar na categoria Ensino Médio Masculino – Matheus Henrique de O. Faria – Lixeira Automática.
2º Lugar na categoria Ensino Fundamental Feminino – Letícia Siqueira Luz Silva – Regador Inteligente.
3º Lugar na categoria Ensino Fundamental Masculino – Lucas Ferraz Braz da Cunha – Cubo de LED.
Além de troféus para todos os premiados, os primeiros colocados receberam uma bolsa de iniciação científica júnior fomentada pelo CNPq para que desenvolvam novos projetos ou aprimorem os trabalhos apresentados em 2019. Devido à pandemia de COVID-19, as reuniões da iniciação científica estão acontecendo de maneira remota sob a orientação de professores do IFSP e do professor André Papi Cardoso, docente da E.E. Maj. Av. José Mariotto Ferreira. Uma das etapas da iniciação científica, foi a elaboração de um vídeo explicativo sobre os trabalhos vencedores.