Cyberbullying é tema de campanha de conscientização feita por alunos de São José dos Campos

Cyberbullying é tema de campanha de conscientização feita por alunos de São José dos Campos

Toda semana os estudantes gravam um material em vídeo sobre temas selecionados para conversar com a comunidade de forma descontraída

Com a suspensão das aulas presenciais e o uso mais frequente da internet, a diretora da Escola Estadual Wilma Ragazzi Boccardo, em São José dos Campos, decidiu trabalhar com a equipe da unidade temas importantes, como a violência praticada contra alguém, através da rede ou de outras tecnologias, o chamado Cyberbullying. Leila Louzado disse que a equipe está fazendo um acompanhamento da seleção e produção do conteúdo do Conviva, postando sistematicamente e disparando nos demais grupos de alunos.

“Toda semana teremos disponível um material que estes alunos produzem para conversar com a comunidade de forma descontraída. A ideia é atingir o maior número de pessoas engajadas na campanha. Esta também é uma oportunidade de falarmos sobre temas importantes e de fazer parte do cotidiano dos alunos e de como estes afetam suas vidas direta e indiretamente”, ressalta.

Daqui para frente, os temas serão ligados a conscientização, com análises de relatos do que o cyberbullyng causa nas pessoas. Haverá ainda uma ação em que cada aluno seja um vigilante do outro.

A diretora comenta ainda que, a partir da campanha, os alunos começaram a dizer que os colegas estavam muito tristes de ficarem em casa, e que sentiam falta da escola. “Nós começamos a ampliar a ideia da campanha espalhando a mensagem de que eles não estavam sozinhos. Isso tem sido muito importante, um acaba dando força para o outro.”

Leila conclui que, quando voltarem as aulas, o trabalho será seguido normalmente no círculo de conversas. “A escola é onde eles passam a maior parte do tempo. O nosso papel é o de ensinar, mas também de dar muito acolhimento.”

Clique AQUI para visualizar a publicação original no site da Secretaria da Educação.