Alunos de São José dos Campos escrevem cartas para jornal local sobre o coronavírus

Alunos de São José dos Campos escrevem cartas para jornal local sobre o coronavírus

A atividade é realizada há três anos em parceria com o jornal ‘O Vale’

Alunos do 5º ano da Escola Estadual Nelson Ferreira da Silva, em São José dos Campos, tem se aprofundado no tema ‘coronavírus’ por meio de cartas opinativas que são enviadas ao jornal local O Vale.

De acordo com a professora Alexandra Melo, idealizadora do projeto existente há três anos, neste contexto são trabalhados os conteúdos do ler e escrever, com o tema ‘carta’, e o envio para o jornal tem a finalidade de trabalhar a função social dos alunos e o reconhecimento do esforço na atividade.

“Eu estou gravando algumas aulas em vídeo sobre os temas relacionados a covid-19, com estratégias sobre como escrever uma carta de leitor. De forma online os alunos me enviaram a atividade e eu selecionei 15 para publicação. Aquelas que precisavam de revisão por não seguirem as recomendações, foram reenviadas para correção”, explicou.

Alexandra conta que uma reportagem do próprio jornal sobre o coronavírus foi enviada aos estudantes para leitura e, depois, eles fecharam um texto com opiniões sobre a doença, utilizando os componentes ensinados na videoaula.

“Eu quero que eles aprendam o máximo possível. Fazer uma coisa dessas é fazer com que os estudantes guardem um trabalho com um significado pra vida toda”, ressalta a docente.

Clique AQUI para visualizar a publicação original no site da Secretaria da Educação.