COPA DO MUNDO E NOSSAS ESCOLAS

Copa do Mundo é tema de atividades
em algumas escolas da rede

EE PROF. VALMAR LOURENÇO SANTIAGO

Com a pesquisa feita sobre os países (localização, bandeira, costumes, cultura, idioma, população,etc.),  o biotipo dos atletas e suas funções nos jogos, os alunos desenvolveram habilidades de leitura e  interpretação de texto,  além de aprenderem a reconhecer, identificar, selecionar, comparar, associar, organizar, sistematizar e interpretar dados  e informações, representados de diferentes formas. O que significa desenvolver várias habilidades que constam no Currículo de todas as disciplinas estudadas no Ensino Médio.

Também foi um momento onde os professores diversificaram as suas práticas e  tornaram as aulas mais atrativas para os alunos.

Fora o momento do jogo, que se tornou uma festa em sala de aula. Jovens são sempre competitivos e diante de algo que eles produziram foi bonito de se ver.

EE ELMANO FERREIRA VELOSO

Favorecer o conhecimento geográfico aos alunos principalmente aos que possuem maiores dificuldades de aprendizagem de uma forma dinâmica e atrativa, apresentando assim através de dados , gráficos e mapas a geografia dos países participantes da Copa 2018.

Conhecer aspectos políticos, econômico, histórico, geográfico e  cultural  dos países participantes da Copa do Mundo através da pesquisa, fazendo uso das informações para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político de cada país, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.

Durante o bimestre o projeto será desenvolvido de forma “transversal e interdisciplinar”; transversal porque incluirá temas relevantes para estudo e pesquisa; e interdisciplinar porque expõe as inter-relações entre os temas estudados e as disciplinas curriculares, desta forma o trabalho não terá uma perspectiva disciplinar rígida.No decorrer do bimestre será realizada pesquisas e estudos sobre: A Copa do Mundo; Os Países participantes, sua história, geografia, política, economia e cultura. Cada turma escolherá um país para aprofunda suas pesquisas e estudos e poderá  realizar seminários; confecção de cartazes, produção de texto; elaboração de tabelas e gráficos entre outros.  Será valorizada a interação do aluno como o objeto de conhecimento, pois segundo a perspectiva construtivista, o conhecimento se  constrói com a interação do sujeito com o meio e o objeto.