AÇÕES ERER – DER/SJC
Educação para as Relações Étnico-Raciais
EE ALCEU MAYNARD ARAÚJO – PROF. Vídeo da história de Zumbi dos Palmares – Vídeo explicativo sobre o Slam – Pesquisa e reflexão sobre o tema Slam – Roda de conversa – Produção e apresentação de poemas – Confecção de desenhos representativos e murais – Vídeo sobre o legado de Zumbi dos Palmares para o AfroMinuto – Debate sobre o racismo abordando a questão dos direitos humanos sobre a igualdade e respeito – Exibição do filme “Dois Estranhos” e produção de relatório reflexivo com as ideias principais- Pesquisa e reflexão sobre a questão indígena – Roda de conversa – Confecção de desenhos representativos e murais – Debate sobre a questão indígena abordando os direitos humanos sobre a igualdade e respeito . Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE ANA CÂNDIDA DE BARROS MOLINA – PROFª. Foram trabalhados: Vídeo de conscientização produzido pelos estudantes (EM), Teatros (EM e EF) Dança ( EM) Roda de conversa e Reflexão de Intolerância religiosa ((EF e EM) Debate – lugar de fala e representatividade (EF e EM) Desfile de moda Influência africana (EM) Cartazes com personalidades ( EM) Redações e Pesquisas- Contribuição dos povos tradicionais (EF e EM)
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EE ANA HERONDINA SOARES SCHYCHOF – PROFª. Palestras, Murais, apresentação de capoeira, dinâmicas, formação em ATPC, elaboração de materiais pelos estudantes, pesquisas, peça teatral, construção de jogos africanos, pintura, leitura de livros de autores negros(as), etc. Estudo e leituras de textos referentes a questão indígena. Para acessar arquivo completo clique AQUI
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EE ARMANDO D’OLIVEIRA COBRA Ciclo de palestras, vídeos e documentários realizados pela Casa de Cultura Júlio Neme – Fundação Cassiano Ricardo. Ciclo de palestras, vídeos, documentários e roda de conversa. |
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EE AYR PICANÇO BARBOSA DE ALMEIDA – PROFª Em especial os professores de História, Sociologia e Filosofia trabalharam a temática em todas as oportunidades que dialogavam com o conteúdo do bimestre. Com destaque para as aulas de história sobre escravização e colonização; as de filosofia sobre racismo científico e os debates de sociologia, no terceiro bimestre, sobre desigualdades raciais no trabalho.O professor de sociologia em todos os bimestres letivos teve como prática trazer a temática indígena para o conteúdo do bimestre. Em resumo, no primeiro bimestre foi trabalhado o conceito direitos humanos aplicado a questão indígena; no segundo bimestre a definição de cidadania incluindo os povos originários; no terceiro as questões do trabalho no mundo moderno e como afeta os povos tradicionais e, por fim, no 4° bimestre a disciplina de sociologia abordou os impactos do racismo ambiental nessa populações e realizou atividades ativas com essa temática. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE BENEDITO MATARAZZO – DEP. Palestras com diferentes profissionais negros da comunidade e parcerias da região , bate papo e roda de conversa após a leitura de Djamila Ribeiro e elaboração de cartazes após discussão de temas sobre antirracismo em diferentes esferas. Visita a exposição fotográfica no SESC com o tema Retratista do Morro. Documentário sobre racismo realizado pelos alunos do Ensino Médio e forms de auto declaração realizado para a comunidade escolar , mural de fotografia com os estudantes/funcionários que auto se declaram, jogos , mandalas e filmes reflexivos sobre o tems , trajetória sensorial e corrida dos previlégios. Interação com a pesquisadora do INPE sobre os efeitos do Clima para os povos da Região amazônica e Leitura do texto do Curriculo Paulista relatando os dados reais da lingua Indigenas no pais atualmente. |
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CENTRO EST. DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Atividade híbrida sobre racismo estrutural, mural com indicação de leitura (Meu pequeno manual antirracista de Djamila Ribeiro), indicação de áudio-livro no mural (Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus). O mural apresentou QR-code para acessar o áudio-livro. Oficina de Humanas – ERER – “Sarau Rotas da Escrevivência”, com a escritora Luciana Brauna. Entrega de livros para os alunos do CEEJA. Exposição (no pátio) de autores negros. Atividade híbrida “Ideias para adiar o fim do mundo – Ayrton Krenak”. |
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EE DIÁCONO HAMILTON BONTORIM DE SOUZA PROF. – ALTOS DE VILA PAIVA Apresentações de trabalhos e pesquisas. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE DINORÁ PEREIRA RAMOS DE BRITO – PROFª. Palestra com os docentes com a assistente social Edna Garcia; Concurso de desenhos sobre Consciência Negra; Letramento Racial e roda de conversa; Confecção de Máscaras de Matrizes Africanas e Confecção de vasos de argila. Cultura e tradições indígenas / Grafismo indígena / Confecção de vasos de argila. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE DOMINGOS DE MACEDO CUSTÓDIO – PROF. Nos anos inicias por meio do Programa Alfabetiza Juntos a pílula do ERER era contemplada semanalmente na rotina da professoras através de leituras na plataforma elefante letrado. Na sala de leitura por meio dos livros físicos. Na aula de português o professor através do gênero entrevista com o planejamento dos estudantes entrevistaram familiares com o tema da consciência negra. Na sala de leitura, anos finais, os nonos anos leram na plataforma Leia/SP o livro Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro. Foi feito um concurso de desenho sobre a consciência negra. A questão indígena foi pouco contemplada. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE DORIVAL MONTEIRO DE OLIVEIRA – PROF. Os professores participaram de formações promovidas pela Equipe do projeto Sementes Afrodescendentes, foram 6 módulos entre formação presencial em ATPC e on line. Depois se organizaram em diversos grupos e frentes de trabalho, como: a parte artística, a parte de pesquisa, contexto histórico, personalidades históricas de destaque, análise de gráficos e dados estatísticos sobre a situação socioeconômica da população negra no Brasil, parcerias de aulas de exatas com humanas, pinturas, inclusive o renovação do grafite principal da escola dentro da temática, debates e rodas de conversas. Essas ações culminaram em apresentações dos resultados em cada período da escola, contando também com parceria de convidados representado a comunidade negra da cidade. Não houve atividade específica para a questão indígena. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE ÉDERA IRENE PEREIRA DE OLIVEIRA CARDOSO PROFª Palestra sobre racismo; Palestra sobre Intolerância religiosa. Atividades Mão na Massa sobre o Dia da Consciência Negra. Atividades de Geografia/artísticas sobre povos originário. |
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EE EDGAR MELLO MATTOS DE CASTRO – ENG.
Desenvolveu várias ações sobre a ERER ao longo do ano letivo como construção de álbum anti racismo, criação de livreto de personalidades negras, linha do tempo, confecção de boneca africana etc. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE ELÍDIA TEDESCO DE OLIVEIRA – PROFª Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações. Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as séries iniciais até o ensino médio, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.Pensando assim, trabalhamos durante o ano temas diversos nas aulas sobre o assunto, com o fechamento culminate em 07 e 08 de novembro, com o projeto; a prática de ensino objetivada neste projeto visa promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade. Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto, utilizando alguns recursos; ● Músicas, ● Danças; ● Palestras; ● Cartazes; ● Canetinha, lápis, régua ● Caixa de som, microfone ● Leitura e produção de textos de diferentes gêneros sobre preconceito racial; ● Leitura de imagens: várias realidades vivenciadas por negros. ● Produção textual: prosas e poemas, para elaborar um livro com diversos poemas escritos pelos alunos e apresentado também. Analisamos as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo os quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. Conversas com o grupo, situações exemplares, imagens, todo o conhecimento prévio deles é valorizado. |
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EE ELMANO FERREIRA VELOSO Atividades em sala de aula através de conteúdos relativos ao ERER do material digital e outras atividades interdisciplinares. Também foram realizadas atividades de formação dos professores em ATPC e palestra sobre letramento racial com Luciana Brauna para os estudantes. Sobre a questão indígena, houveram ações relativas à atividades em sala de aula através do material digital. |
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EE ESTEVAM FERRI – PROF. Foram realizadas ações nas seguintes disciplinas: Arte e EMA, com teatros, música, debate e rodas de conversas, com a produção de cartazes e vídeos. Nas aulas de Geografia e Filosofia, em conjunto com a sala de leitura, também houve debates e rodas de conversa, além da produção de materiais e preparação de atividade para o Mês da Consciência Negra. Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos leram e apresentam seminários com base no livro Pequeno Manual Antirracista. Na Sala de Leitura foi desenvolvida Mesa Cardápio com sugestões de livros sobre a Educação Antirracista. Toda a área de Ciências Humanas, em conjunto com Arte e Sala de Leitura, trabalharam a questão antirracista em diferentes momentos (Libertação dos Escravos, Dia da Mulher Latino-americana e Dia da Consciência Negra). Nas aulas de Filosofia e Geografia dos 1º anos do Ensino Médio foi realizada ação e reflexões sobre a obra do escritor Ailton Krenak. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE EUCLIDES BUENO MIRAGAIA Projeto de Educação antirracista, desenvolvido em parceria com o Projeto Sementes Afrodescendentes. A primeira etapa focou na formação dos professores, em seguida a formação foi replicada aos estudantes, através do Projeto “LER O MUNDO E PROJETAR NOVOS CAMINHOS”, desenvolvido com as turmas dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. |
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EE FRANCISCO JOÃO LEME – PROF. Estudo e organização de tema e ações no planejamento, replanejamento e reuniões de Atpc, socialização de boas práticas, divulgação do projeto pelo grêmio, painéis, atividades lúdicas, filme, atividades práticas, roda de conversa e teatro.- Estudo e aprofundamento dos povos indígenas que vivem na Região do Vale do Paraíba, costumes e legados. – Entrevista e roda de conversa com aluno “indígena Lucas”, que permaneceu na aldeia até os 8 anos, sua cultura e costumes. – Reprodução de arte indígena com uso de tintas naturais. – Vídeos sobre Etnias – Naturalização da violência contra os povos indígenas. – Resistencia indígena com sua cultura. |
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EE FRANCISCO LOPES DE AZEVEDO – PROF. Trabalhos interdisciplinares contemplando a valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena. Exposições de trabalhos nos murais escolares, leitura de textos poéticos, apresentação de filmes propondo reflexão.Passeio virtual por tribos indígenas atuais, conhecendo a cultura, costumes e culinária. Pesquisa de pessoas da comunidade escolar com descendência indígena. |
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EE FRANCISCO PEREIRA DA SILVA – PROF. Visita pedagógica ao Museu Afro ( São Paulo) ; Participação na Feira INIC ; Contextualização ao tema na sala de recurso – Educação Especial ; Formação em ATPCG – Sementes Afrodescendentes -Raça , Racismo e Sociedade; Replicabilidade da visita ao Museu AFRO nas Disciplinas Eletivas ; Culminância do Projeto Consciência Negra e Sarau “. Trabalho de iniciação cientifica – apresentação no Encaci e INIC. |
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EE GERALDINA COELHO MONTEIRO – PROFª ATPC FORMATIVO RODAS DE CONVERSAS CICLOS DE PALESTRAS ESTUDOS DE TEXTO E CASOS PONTUAIS AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS CULMINÂNCIA OFICINAS APRESENTAÇÕES DE GRUPOS TIPICOS JOGOS AFRICANOS CARTAZES. FOI TRABALHADO DENTRO DA DISCIPLINA DE ARTE, MUSICAS, DANÇAS E ARTES VISUAIS. NAS AULAS DE HISTÓRIA POVOS ORIGINÁRIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CULTURA BRASILEIRA. EM LINGUA PORTUGUESA AS PALAVRAS DE ORIGEM INDIGENAS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO VOCABULÁRIO. |
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EE ILZA IRMA MOELLER COPPIO – PROFª 1º – Projeto Consciência Negra- A História Identitária do povo Africano e sua influência no Brasil- Visita ao Museu Afro Brasileiro. 2º – Projeto Valorização da Diversidade na Escola. Exposição e Apresentação Cultural dos Estudantes. 3º – Projeto Literatura – Consciência Negra através dos autores pretos. Projeto Consciência Negra – Valorização da História e luta. Visita ao Quilombo da Fazenda na Cidade de Ubatuba. Aula com o material digital de Língua Portuguesa ” Literatura Indígena: Lendas. ” 3º anos; Aula com o material digital de Filosofia- Protagonismo e cidadania dos povos indígenas filósofo trabalhado AILTON RENAK. 1º anos ; Aula História – Preservar é resistir: povos e comunidades tradicionais- 2º anos; Povos indígenas no Brasil e desenvolvimento nacional – 2º anos; Os povos indígenas e o papel do Estado republicano – 2º anos. |
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EE JARDIM REPÚBLICA | |
EE JENI DAVI BACHA – PROFª As Ações foram todas voltadas para a Educação Étnico-Racial, onde destacamos a participação dos estudantes do Ensino Médio de uma forma geral (desde os que confeccionaram maquetes, cartazes entre tantos outros trabalhos, até os que prestigiaram os trabalhos expostos. Num geral mostramos aos nossos estudantes como deve suceder o enfretamento a qualquer sociedade preconceituosa e racista.As Ações com relação ao Povo Indígena também teve seu destaque na confecção de ocas pelos estudantes dos 8º e 9º anos – EF junto a Professora Mônica Cruz de Oliveira; apresentação da dança Carimbó – professoras Magda e Cristiane. Com anos iniciais o trabalho foi realizado através de vídeos, roda de conversa e seminários. Temas sobre nossos ancestrais africanos, presente no currículo, O que trouxemos dessa cultura para nossos dias. Apresentação Influência Africana Dança Capoeira apresentada pelos alunos: Luiz Fernando e Maycon Gabriel,Beatriz Cristina e Yasmin Larissa-5⁰ano, além dos trabalhados sobre cultura africana e os Livros: “Menina bonita do laço de fita” e “Meu cabelo é assim”. Professora responsável: Mônica Cruz de Oliveira. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE JOÃO CURSINO As ações pedagógicas que visam contemplar o ERER partem da premissa das vivências individuais de cada aluno, já que as pautas do ERER estão presentes no cotidiano dos nossos alunos. Contudo, sempre que é possível esses temas são trazidos à baila durante as aulas e também fazendo o uso do material digital, incorporando assim essas ações no cotidiano das aulas de cada estudante. Outra forma de contemplar as pautas do ERER com mais afinco, é lançando mão das datas importantes, tais como o Dia da Consciência Negra; bem como o Dia do Índio (que hoje carrega outro significado, que hoje é pautado em questões indígenas). Para o desenvolvimento da Educação Antirracista foram desenvolvidos momentos de reflexão acerca de pessoas pretas importantes que fizeram e faz a diferença na sociedade, expondo as contribuições de cada uma delas. Como também reflexões sobre nossas origens, a partir do questionamento “Como é seu cabelo? E por que ele é assim? Atividade: Roda de conversa filosófica. Professora Camila – 2ª série do EM Outro momento em comemoração do Dia da Consciência Negra, foi refletir e reconhecer a cultura afro-brasileira e luta contra o racismo. A atividade reflexiva: “Cardápio Literário: Saberes e Sabores” foi direcionada aos estudantes da 3ª Série do NEM na sala de leitura, em que foram disponibilizados para os estudantes livros que abordam sobre o racismo. Professora Evelin – Sala de Leitura. De acordo com a professora, sobre as pautas ligadas à questão indígena foi possível traçar um histórico da luta dos povos originários, passando pela questão pré-cabraliana e conscientizar os alunos da presença desses povos antes mesmo da chegada dos colonizadores, passando pela escravidão indígena, bem como seus hábitos, costumes e heranças deixadas e até presentes na nossa sociedade. Para os dias contemporâneos, foi possível trabalhar a questão indígena pela ótica da tentativa da preservação e cuidado, então foi feita durante as aulas um apanhado histórico das medidas de tentativa de proteção, tais como o SPI; Funai, criação do Parque Indígena do Xingu, bem como figuras importantes na luta pela preservação desses povos como Marechal Cândido Rondon; Irmãos Villas Boas, etc. |
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EE JOÃO FERREIRA DOS SANTOS – PROF. Autoconsciência e Auto declaração, Conhecendo a Cultura Afro, A história e o combate ao Racismo, Intervenções em Sala. Ao trabalharmos auto declaração, foi feito um trabalho para apresentar e aprofundar o conhecimento sobre a cultura nativo-brasileira. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE JOÃO MOROTTI FILHO Palestra de conscientização em ATPC, com parceria do PEC. Formação com estudantes líderes de turma e Grêmio Estudantil. Formação em ATPC com o CGP. Confecção de murais e cartazes. Participação no Concurso AfroMinuto 2024 (Grupo selecionado pela Diretoria de Ensino). Rodas de conversas com a temática antirracista. Vídeos sobre tema e reflexão coletiva individual sobre a temática. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE JOAQUIM ANDRADE MEIRELLES – PROF. Foram realizadas pesquisas teóricas sobre a temática com apoio dos professores de Ciências Humanas e apresentações culturais com apoio dos professores de Linguagens. Foram contempladas na ação descrita anteriormente. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE JOAQUIM DE MOURA CANDELÁRIA – PROF. Os professores de todas as áreas trabalham o ERER como temáticas transversais ao longo do ano letivo. A coordenação promoveu formações em ATPCG; O professor de CH Klaus Kux replicou ações do seu PIAF sobre o tema por meio de formações; A vice-diretora replicou com o grêmio formações sobre o tema para os demais estudantes e professores; A escola participou do concurso “Minuto Afro” e teve um vídeo selecionado pela Diretoria de Ensino. Por fim, no mês de novembro foi o momento de socializar trabalhos como: exposições, oficinas de abayomi e contação de histórias, Slam, teatro e música com foco em refletir sobre no mês da consciência negra. Nas aulas de CH os temas foram trabalhados com foco no currículo, legislação e contexto histórico, sempre refletindo sobre as questões sociais e atuais das comunidades tradicionais. Vale lembrar que o tema sempre é trabalhado com foco nas redações e vestibulares. |
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EE JORGE BARBOSA MOREIRA – PROF. Leitura inicial feita pelo professor, leitura colaborativa em sala de aula, leitura colaborativa em reunião de ATPC, vídeos, fotografias e painéis. Leitura inicial feita pelo professor, leitura colaborativa em sala de aula, leitura colaborativa em reunião de ATPC, vídeos, fotografias e painéis. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE JOSÉ ANTONIO COUTINHO CONDINO – PROF. Todas as séries discutiram ao longo dos bimestres sobre a questão do ERER em praticamente todas as aulas ao longo do ano letivo. No Dia Internacional da Mulher, foram celebradas as conquistas das mulheres ao longo do século XX até os dias atuais, com ênfase às mulheres negras que mudaram o mundo. Na sala de aula com os alunos, foram realizadas exposições e apresentações. Nos meses de outubro e novembro, os alunos participaram de oficinas e da exposição fotográfica “Retratistas do Morro” no SESC. No dia 29 de novembro de 2024 será realizada a Culminância da Feira de Conhecimento “Entrelaçando os saberes” idealizada pela área de Linguagens e Códigos juntamente com as áreas de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas e Ciências da Natureza e Matemática. As ações ERER estão presentes nas atividades interdisciplinares em toda a escola, refletimos sobre a temática em várias oficinas. Durante todo o ano letivo de 2024 foi trabalhado com as turmas do Ensino Médio a temática sobre Indígenas e Comunidades Tradicionais baseada no Material Digital. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE JOSÉ MARIOTTO FERREIRA – MAJ. AV. Diversas atividades foram realizadas em colaboração com a professora Zuleika, focando na produção textual e no desenvolvimento da língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Além disso, com a professora Raquel, foram elaboradas atividades de Ciências, promovendo uma abordagem interdisciplinar e enriquecedora para os alunos. Essas parcerias visaram integrar conteúdos de diferentes áreas, proporcionando uma aprendizagem mais completa e contextualizada, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE JOSÉ VIEIRA MACEDO – PROF. Análise da autodeclaração acompanhada de pesquisa sobre o tema, seguido de análise de gráficos e comparação com a comunidade escolar. Pesquisa genealógica com o objetivo de identificar a sua origem e realizar investigação sobre a cultura da qual se origina. Foi realizado um estudo sobre os povos indígenas, suas características e sua influência na nossa comunidade escolar gerando como culminância um mural confeccionado pelos estudantes. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE JUVENAL MACHADO DE ARAÚJO – PROF. – Cine-debate: “Os perigos de uma história única” (2° bimestre, 1° E.M.): Cine-debate realizado com a disciplina de História e as turmas do 1°E.M. para debater a palestra de Chimamanda Adichie “Os perigos de uma história única” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qDovHZVdyVQ&t=28s). – Júri simulado: “Virgulino Ferreira da Silva, aliado ou inimigo do povo sertanejo?” (2° bimestre, 2° E.M.): Júri simulado realizado com os estudantes do 2°C e 2°Adm para discutir o papel de Virgulino Ferreira da Silva (vulgo Lampião) diante do povo sertanejo, na época da República Oligárquica. Formação docente: – “A importância do antirracismo na escola” (3° bimestre, ATPC presencial): Formação para docentes relacionados a temáticas antirracistas (linguagens racistas; estrutura da formação racial brasileira; análise de caso; propostas pedagógicas antirracistas) realizado pela coordenação. Criação de livro digital: – “Dicionário ilustrado afro-indígena” (4°bimestre, 1°E.M.): Atividade interdisciplinar entre História e Português com estudantes do 1° B e C de criação de dicionário ilustrado com palavras faladas no Brasil que tem origem/influência dos troncos linguísticos indígenas ou afro-brasileiras. História ilustrada: – “Ancestralidade negra e indígena” (4°bimestre, 2° E.M.): Atividade interdisciplinar entre História e Português com estudantes do 2° C e Adm de criação de uma história ilustrada (História em Quadrinhos, Infanto-juvenil) que represente um personagem negro ou indígena na atualidade, valorizando sua ancestralidade e experiência de vida (sentimentos, espaços de convívio, identidade). Exposições: – “Personalidades negras na história: apontamentos biográficos” (4°bimestre, 3° E.M.) Atividade interdisciplinar entre História e Português com estudantes dos 3° A, B e C de criação de um retrato, utilizando diferentes técnicas artística, de uma personalidade negra do passado e criar um excerto biográfico do personagem (exposto pela escola) – Luta pela terra no Brasil (4° bimestre, 2° E.M.) Atividade de sociologia que consistia na ilustração dos conflitos pela terra que populações quilombolas, indígenas e ribeirinhas tem enfrentado atualmente no país. – Murais: “Dia da Consciência negra”; “Expressões racistas para não serem ditas”. – Feira da Consciência Negra: Atividade realizada no dia 19/11/2024 (4° bimestre) como proposta de estágio de estudantes da psicologia, com diferentes vivências para os estudantes do Ensino Médio: “A história do povo africano e indígena no Brasil (Palestrante: Mestre Pantera)”; “Caminhos do empoderamento negro: tranças (Palestrante: Trancista e Professora Daniela)”; “O papel transformador da mulher dentro do Hip-Hop (Palestrante: Priscila Cruz, vulgo Mc Priscila)”. Cine-debate – “Guerras de conquista, Guerras do Brasil.doc, episódio 1”: Cine-debate sobre o episódio “Guerras de Conquista” como proposta de atividade da estagiária da disciplina de história Giovana Aleixo (UNIVAP) com estudantes do 2°C para debater sobre as condições do povos indígenas no passado e na atualidade, integrada de dinámica com fontes históricas referentes as populações indígenas de diferentes momentos da história. Criação de livro digital: – “Dicionário ilustrado afro-indígena” (4°bimestre, 1°E.M.): Atividade interdisciplinar entre História e Português com estudantes do 1° B e C de criação de dicionário ilustrado com palavras faladas no Brasil que tem origem/influência dos troncos linguísticos indígenas ou afro-brasileiras. História ilustrada: – “Ancestralidade negra e indígena” (4°bimestre, 2° E.M.): Atividade interdisciplinar entre História e Português com estudantes do 2° C e Adm de criação de uma história ilustrada (História em Quadrinhos, Infanto-juvenil) que represente um personagem negro ou indígena na atualidade, valorizando sua ancestralidade e experiência de vida (sentimentos, espaços de convívio, identidade). Exposições: – Luta pela terra no Brasil (4° bimestre, 2° E.M.) Atividade de sociologia que consistia na ilustração dos conflitos pela terra que populações quilombolas, indígenas e ribeirinhas tem enfrentado atualmente no país. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE LOURDES MARIA DE CAMARGO – PROFª Formação em ATPC sobre o Glossário Antirracista. Sensibilização com música “Eu Sou”, do artista WD. Estudo reflexivo da obra “Malala”, no componente Língua portuguesa. Trabalhos sobre a Consciência Negra desenvolvidos pelos professores em todas as turmas na semana de 18 a 22 de novembro. Palestra sobre racismo estrutural e recreativo para os anos finais e ensino médio e oficina para os anos iniciais de construção da boneca Abayomi, no sábado letivo de 25/05. Os alunos do 3º ano realizaram pesquisas sobre os povos indígenas no Brasil e socializaram apresentando aos colegas das demais turmas. |
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EE MALBA THEREZA FERRAZ CAMPANER – PROFª Palestras e orientação ao alunos, rodas de conversa, atividades com o tema etc. Palestras e orientação ao alunos, rodas de conversa, atividades com o tema. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE MÁRCIA HELENA BARBOSA LINO – PROFª No Primeiro Bimestre foi desenvolvido pelos professores da área de Ciências Humanas o projeto Raízes vivas: Conectando com os povos originários. No terceiro bimestre, os professores de Língua Portuguesa e Redação utilizando a plataforma Leia desenvolveram a leitura e análise de duas obras: A cartomante – Conto de Machado de Assis e a Cartomante – Além das ações com estudantes foi desenvolvido em dois momentos de ATPCG formações com Luciana Brauna em forma de curso sobre Africanidades e palestra com a Pesquisadora Sônia Guimarães com o mesmo tema. No Primeiro Bimestre foi desenvolvido pelos professores da área de Ciências Humanas o projeto Raízes vivas: Conectando com os povos originários. O objetivo do projeto é promover reflexões e conhecimento sobre a cultura, luta, beleza e história dos povos originários. Além disso, na busca de incentivar a leitura e curiosidades por meio da exploração de informações e materiais relacionados aos povos indígenas. AÇÃO: Os estudantes junto aos professores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a professora da sala de leitura organizaram uma exposição de fotografias e junto a elas havia qrcodes onde quem visitou pode fazer pesquisas sobre diferentes grupos étnicos indígenas dispersos pelo território brasileiro. As fotografias cedidas pelo fotógrafo e historiador Cadu de Castro retratavam a vida cotidiana, a arte, costumes, rituais e as tradições dos povos originários. Em concomitância a exposição de fotografias, nas árvores foram penduradas imagens, palavras e ditados indígenas, assim como, também num espaço reservado foi assistido vídeo gravado pelo mesmo fotógrafo especialmente para o evento, onde ele conta aos estudantes como é sua vivências, estudos e trabalho junto aos grupos por diferentes lugares no Brasil, que colaborou com riqueza de detalhes despertando os estudantes a buscar cada vez mais das histórias silenciadas, orgulhar – se de suas origens e acima de tudo desmistificou algumas das narrativas construídas ao longo do tempo. Em círculo foram lidos por alunos curiosidades e debatidos sobre o tema lutas indígenas e por fim a professora trouxe apontamentos e abordagens para trazer futuros posicionamentos e associações em suas aprendizagens. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE MARECHAL RONDON 1 – Fixação de cartazes com personalidades negras de bastante destaque. 2 – Concurso de redação com os oitavos anos, com o título: Legado da escravidão no Brasil. 3 – Atividades artísticas que foram expostas pela escola. 4 – Intervalo interativo com brincadeiras de origem africana. 5 – Atividades propostas pelo Material Digital( jogos, aulas expositivas, murais). 6 – Culminância: A)Gincana com jogos de origem africana, portuguesa e indígena. B) Construção de murais e porta decorativa. C) Atividade interdisciplinar com artes, confeccionando parede decorativa para a gincana. D) Almoço especial com feijoada completa. E) Vídeo instrutivo sobre a importância e a origem das brincadeiras desenvolvidas na gincana. 1 – Atividades sobre o patrono Marechal Rondon, que inclui a questão indígena no Brasil de forma ampla. 2 – Intervalo interativo com brincadeiras indígenas. 3 – Atividades propostas pelo Material Digital( jogos, aulas expositivas, murais). Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE MARIA APARECIDA V. MADUREIRA RAMOS – PROFª Pesquisa e análise crítica de informações históricas. Desenvolvimento de habilidades de escrita e argumentação em artigos de opinião. Criação e apresentação artística. Trabalho em equipe e cooperação. Desenvolvimento de habilidades matemáticas e de resolução de problemas. Comunicação verbal e não-verbal. Reflexão sobre temas sociais e culturais. Inspirando, transformando e promovendo um ambiente escolar mais inclusivo, consciente e respeitador das diferenças e das contribuições de todos os grupos sociais. |
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EE MARIA DOLORES VERÍSSIMO MADUREIRA – PROFª | |
EE MARIA FERREIRA SONNEWEND – PROFª As atividades foram desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa, seguindo o material digital que tinha como tema a cultura africana e afro-brasileira; mural literário com representação feminina nas literaturas africana e brasileira; literatura indígena, com leitura de lendas; contribuições culturais africanas. Foram trabalhadas através da aula digital 4, do material de Língua Portuguesa, retomando a Lei 11645/2008. Através da aula, leitura de lendas e de trechos de obras da Literatura Brasileira que têm como tema o índio: Iracema, O Guarani, Canção do Tamoio. |
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EE MARIA LUIZA DE GUIMARÃES MEDEIROS – PROFª A professora Maria José C. Santos de História trabalhou em sala de aula o tema, com o título: Na minha pele – diferença e preconceito, com roda de conversa e socialização sobre Ribeirinhos, Quilombola e Índios. Confecção de folders. Confecção de cartazes e murais por alguns professores e apresentação do SLAM no período noturno com a participação de todos. A professora Maria José C. Santos de História trabalhou em sala de aula o tema, com o título: Na minha pele – diferença e preconceito, com roda de conversa e socialização sobre Ribeirinhos, Quilombola e Índios. Confecção de folders com pesonagens marcantes. Para acessar arquivo completo clique AQUI Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE MARILDA FERREIRA DE BRITO BARROS PEREIRA SALA DE LEITURA COM LEITURAS VOLTADAS AO TEMA CONFECÇÃO DE MURAIS COM ENVOLVIMENTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL AÇÕES / PALESTRAS ANTIRRACISTAS AULA DE HISTÓRIA COM VISÕES DECOLONIAIS SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – RODA DE CAPOEIRA COM O GRUPO ABADÁ – BAIRRO DOS FREITAS. ATIVIDADES DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS VOLTADAS À CULTURA AMERÍNDIA; SALA DE LEITURA COM LIVROS TEMÁTICOS; ETC. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE MIGUEL NAKED – MAJOR Roda de Conversa, Grupos Produtivos e Apresentação de Poema. Projeto “Além do 20” mensagens visuais sobre s consciência negra pela escola. Criação de revista “Identidade” com estudantes que se identificam como negros ou pretos na segunda série refletindo sobre Legados e beleza afrodescendentes. Seminários sobre os povos indígenas do Brasil. |
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EE MOABE CURY – PROF. • Foi elaborado um plano de ação com atividades referentes ao Mês da Consciência e no dia 29/11 realizamos nossa Culminância, foram realizadas: oficinas de bonecas Abayomi, apresentação de biografias, gráficos sobre o preconceito contra o negro,oficina de tranças, de máscaras, pesquisas sobre mulheres negras que fizeram história, apresentação de poemas, pintura de rosto, apresentação de roda de capoeira, participação, de estudante da Educação especial Ana Julia, exposição de objetos de origem africana, pesquisa, brincadeiras africanas (amarelinha africana) sobre a cultura afrodescendente, produção de desenhos e pintura de telas. |
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EE NELSON DO NASCIMENTO MONTEIRO – PROF. Realizamos um Festival Cultural no dia 19/11 com a temática central da Educação Antirracista. A preparação desta ação envolveu professores das áreas de LGG e CHSA, que orientaram os estudantes ao longo de todo o processo. O tema central foi a Literatura afro-brasileira, que foi articulada ao LEIASP. Todas as turmas leram obras de autores como Djamila Ribeiro e Conceição Evaristo. Foi atribuído um tema para cada turma se aprofundar, passando pela literatura, danças, teatro e música. As turmas protagonizaram a montagem de 10 estações com apresentação oral, jogos vivências dentre outras propostas. Uma das estações do referido Festival tinha como tema a obra de Ailton Krenak e a literatura indígena. Vale ressaltar que tanto a questão indígena quanto a cultura afro-brasileira também estiveram presentes no currículo das áreas de CHSA E LGG, a partir do Material Digital |
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EE NILCE CONCEIÇÃO LIMA – PROFª Atividades de conscientização sobre o racismo e sobre a importância da comunidade afro no território/sociedade brasileiro. Roda de discussões nas aulas de historia, pesquisas e ações de conscientização sobre a preservação da cultura indígena |
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EE OLIMPIO CATÃO – Produção de bandeira. – Produção de bonecos negros. – Concurso de desenho. – Estações com atividades culturais. – Palestra. – Apresentação de Capoeira. – Confecção de cartazes. – Aula Expositiva e explicativa. – Confecção de adornos. – Desfile – Poesia – Dança – Música – Atividade: Desenhos de padrões indígenas e africanos – Atividade: Mural do dia da Consciência Negra.-Produção de máscaras e cocas. -Exposição de elementos. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE PEDRO MASCARENHAS – DR. Foram realizado leitura inicial, leituras colaborativa, painel, mural e uma eletiva sobre Cor, aça e etnias, que foi exposto no encerramento das eletivas. Foram realizado leitura inicial, leituras colaborativa, painel, mural. |
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EE PEDRO MAZZA – PROF. Dança cultural, sala temática apresentando uma sensação, mural ilustrativo. Dança cultural |
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EE RUI RODRIGUES DÓRIA – DR. Conscientização do tema por meio de aulas expositivas, modelagem de bonecos do estilo funko pop com os personagens Zumbi dos Palmares e Dandara, desenhos com mensagens antirracistas, Censo escolar com auto declaração ètnico-racial. Aula prática com a elaboração de bonecas da etnia Karajá. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE RUTH COUTINHO SOBREIRO – PROFª 1. Desenvolvimento de atividades com foco na ressignificação de super-heróis e personagens do imaginário infantil, destacando protagonistas negros. 2.Valorização da representatividade negra como forma de estimular a autoestima e o senso de pertencimento dos alunos. 3.Inclusão de práticas pedagógicas que exaltam heróis negros e sua contribuição histórica para o Brasil. 4.Promoção de discussão sobre o impacto do racismo na construção da memória coletiva e histórica. 5.Incentivo à criação de narrativas autorais pelos alunos, evidenciando lideranças negras no contexto de coragem e superação. Dentro da proposta da atividade sobre “Descolinizando o imaginário”, foi comtemplado especificamente, a importancia da identidade nacional dos povos originarios. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE SÔNIA MARIA ALEXANDRE PEREIRA PROFª Projeto Diversidade : O projeto abordou questões relacionadas à inclusão, respeito e valorização das diversas culturas e etnias presentes na sociedade, promovendo reflexões e atividades práticas. Formação Continuada : A escola participou das formações do Projeto Sementes Afrodescendentes. Projeto Consciência Negra : Com ações de abril a novembro, projeto incluiu atividades que resgataram e valorizaram a história e as contribuições da população negra, integrando áreas como História, Literatura, Arte e Sociologia. Projeto Café Literário Carolina Maria de Jesus – O projeto homenageia uma das maiores escritoras afro-brasileiras, destacando sua trajetória e contribuições para a literatura e a sociedade. Isso promove a representatividade e a valorização de narrativas que retratam a experiência negra. A obra de Carolina Maria de Jesus é uma porta de entrada para discussões sobre racismo, pobreza e exclusão social, permitindo que os estudantes reflitam sobre questões históricas e contemporâneas. Participação na Flink Festival Afrominuto – O festival celebra a cultura afro-brasileira, oferecendo uma experiência imersiva que conecta os estudantes a manifestações artísticas, literárias e históricas que valorizam a ancestralidade africana. Não houve nenhum projeto que contemplasse exclusivamente a questão indígena. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE UBIRAJARA BERNA DE CHIARA Durante esse período os professores realizaram, roda de conversa, leituras colaborativas, confecção de artesanato , cartazes e debates com os estudantes. Durante esse período os professores realizaram, roda de conversa, leituras colaborativas, confecção de artesanato , cartazes e debates com os estudantes. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE PROF. VALMAR LOURENÇO SANTIAGO As principais atividades realizadas envolvem rodas de conversa com os estudantes, debates, batalhas de rima, entre outros (História, Filosofia e Sociedade Moderna, Sociologia, Língua Portuguesa), . Realizamos uma ATPC sobre a importância da autodeclaração, os professores Thiago e Allan replicaram para os estudantes. Jogos indígenas (Educação Física), análise das culturas estelares dos povos originários utilizando o aplicativo stelarium (Física), origem da vida segundo os povos originários (Biologia). |
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EE WILMA RAGAZZI BOCCARDO – PROFª Iniciativas Antirracistas da Escola – 2024 Em 2024, nossa escola reafirmou seu compromisso com a promoção de uma educação antirracista, desenvolvendo uma série de projetos que envolveram desde o 1º até o 9º ano. As ações buscam conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da valorização da diversidade, do combate ao racismo e do reconhecimento das contribuições da cultura e história negras no Brasil. Anos Finais (6º aos 9º anos) • Coletivo Antirracista: Os estudantes participaram de encontros quinzenais no contraturno escolar, onde debateram questões étnico-raciais, refletiram sobre o impacto do racismo na sociedade e exploraram estratégias de enfrentamento, assim como se tornam multiplicadores na luta contra o racismo. • Exposição “Olimpíadas”: Uma pesquisa realizada pelos alunos sobre atletas negros brasileiros que marcaram a história das Olimpíadas. A exposição apresentada as conquistas e desafios desses esportistas na luta contra o racismo. • 9º Anos – Mulheres Negras nas Ciências: Os alunos investigaram a trajetória de mulheres negras brasileiras na ciência, destacando suas contribuições e histórias muitas vezes invisibilizadas. • 8º Anos – Revoltas Negras no Brasil: A turma explorou os movimentos de resistência negra, como a Revolta dos Malês e o Quilombo dos Palmares, evidenciando o protagonismo negro na luta pela liberdade. • Exposição “20 de novembro e a Influência Negra no Brasil”: A escola promoveu uma grande mostra com trabalhos de todas as turmas, celebrando o Dia da Consciência Negra e reconhecendo a herança africana na cultura brasileira. • Leitura no ATPC: Professores promoveram a leitura coletiva e discussões sobre o livro Manual Antirracista de Djamila Ribeiro, refletindo sobre práticas educativas inclusivas e antirracistas. Anos Iniciais (1º aos 5º anos) • Formação em ATPC: Mensalmente, os professores participaram de encontros formativos para aprimoramento de práticas pedagógicas voltadas à valorização da diversidade. • Projeto de Leitura – Lendo Outras Peles: Um projeto literário que levou os alunos a conhecerem histórias escritas por autores negros e protagonizadas por personagens negros, ampliando suas perspectivas sobre representatividade. • Leitura Colaborativa no Elefante Letrado: As turmas exploram histórias relacionadas à cultura africana, promovendo discussões sobre tradições, costumes e valores. • Palestra “Chega de Racismo”: Ministrada pela coordenadora pedagógica, a palestra abordou formas de consideração, prevenir e combater o racismo no ambiente escolar. • Dia D Contra o Racismo e Bullying: Um dia especial dedicado a atividades interativas, como rodas de conversa e apresentações, reforçando a importância do respeito mútuo e da convivência harmoniosa. • Projeto Integrador UNIVESP – Menina bonita do laço de fita: Trabalho com os 1° anos, com a apresentação de um teatro do livro e uma atividade de valorização e empoderamento. Essas iniciativas reforçam o compromisso da escola com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o respeito e a valorização da diversidade são pilares do aprendizado e da convivência. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE XENOFONTE STRABÃO DE CASTRO – PROF. Palestras / Debates / Teatro / Músicas / Leituras / Mostra Cultural / Desfile. Vídeos informativos e leituras diversas sobre a questão indígena. Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE YOSHIYA TAKAOKA 1. Projeto Combatendo a Discriminação- Prof. Darci 2. Produção do Vídeo Vida e Luta- Zumbi de Palmares- Prof.ª Tatiane 3. Composição e apresentação da música “O legado de Zumbi”. -Prof.ª Heloisa Sala de Leitura. 4. Trabalho sobre arte visual Consciência Negra -Prof.ª Créia 5. Produção de uma cartilha sobre a Lei 12288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) para divulgação da lei e dos direitos da comunidade afrodescendente. Prof.ª Paola. 6. Confecção de trabalhos sobre a Cultura Afro e montagem de painel da ação realizada. Prof.ª Andreia e Heloisa Para acessar arquivo completo clique AQUI |
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EE ZILAH FERREIRA VIAGI P. DE CAMPOS – PROFª Estudo sobre etnias, exposição de trabalhos e mural, reflexão sobre a música afro e influência cultural. Elaboração de trabalhos referentes a cultura indígena e suas raízes. |